sábado, 30 de julho de 2011

Pesquisa do IBGE mostra como cor da pele influencia a vida das pessoas

Cerca de 71% dos entrevistados acreditam que essa influência acontece principalmente no trabalho. Em seguida, citaram a relação justiça-polícia, o convívio social, a escola e as repartições públicas.

O IBGE entrevistou brasileiros para saber se eles acham que a cor da pele influencia a vida das pessoas. A conclusão da pesquisa foi divulgada nesta sexta-feira (22).

A pesquisa foi feita em 15 mil residências do Distrito Federal e de cinco estados, um de cada região e 96% dos entrevistados disseram saber qual é sua cor ou raça. Essa pergunta é feita a cada dez anos durante os censos, mas desta vez os funcionários do IBGE detalharam o assunto de uma forma inédita: levaram em conta como os brasileiros encaram essa questão.

O resultado dessa pesquisa pode ser visualizado na tabela abaixo (para visualizar em tamanho maior basta clicar sobre a tabela):


Os pesquisadores também perguntaram se a cor ou raça influencia na vida das pessoas. E 63,7% dos entrevistados disseram que sim.

“Na escola, onde tem pessoas, na sociedade, em todo lugar”, diz uma jovem. “Em todos os lugares na rua, na escola, no trabalho na balada, qualquer lugar”, destaca outra.

Cerca de 71% dos entrevistados acreditam que essa influência acontece principalmente no trabalho. Em seguida, citaram a relação justiça-polícia, o convívio social, a escola e as repartições públicas.

Quando perguntados sobre a sua cor ou raça, 65% usaram uma das cinco categorias de classificação do IBGE. Mas alguns criaram outras categorias, como morena clara, morena escura e negra.

“Muito bom que haja essa pesquisa. É um elemento esclarecedor da opinião pública. Acho que temos de ajudar a construir uma democracia também no plano da cor, da raça da etnia. Ou seja, da maneira como você queira falar”, explica o antropólogo João Baptista Borges Pereira.

Fonte: http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/07/pesquisa-do-ibge

Nenhum comentário:

Postar um comentário