segunda-feira, 2 de abril de 2012

Estado, Sociedade e Segurança Pública.

Ao estudar o módulo 4 foi visto que o Estado e a Sociedade coexistem em uma constante correlação de forças, o estado existe para atender seu povo/sociedade e ao mesmo tempo ele transforma e delineia esta sociedade, como também a sociedade em suas varias expressões busca a afirmação de seus direitos na tentativa de tê-los atendidos por este Estado.
Em uma sociedade pautada na economia de mercado, onde prevalece o consumo, o ter e o poder são incentivados, é comum ver a população dividida, seus anseios fragmentados. As lutas agora são defendidas por grupos excluídos de direitos, são negros, índios, mulheres, homossexuais entre outros grupos.
A partir do momento que a busca de direitos, que os conflitos, as lutas são dadas de forma fragmentada, as políticas também se veem pontuais para atender os anseios desses grupos. Para garantir direitos.
Direitos esses postos pela constituição de 88 em seu art. 5º, onde diz
Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade de direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade..
Mas não garantido pelo estado, assim cada grupo busca sua afirmação e participação em sociedade.
A segurança é um dos direitos apontados pelo estado, mas não garantido de forma plena por ele, esse é um direito que falta a maior parte da população, quem possui uma condição financeira mais abastada compra sua segurança, quem depende apenas do Estado vê de perto a falta de ações que garantam a liberdade de ir e vir, a extrema violência, o preconceito e a intolerância, na verdade a sensação de insegurança é sempre presente.
O Estado precisa trabalhar em conjunto Políticas de Segurança Publica e Políticas Publicas de Segurança, de forma que a garantia de direitos possa trazer uma menor necessidade de ações de repressão. O respeito às diferenças, e um trabalho interdisciplinar possa prevenir situações problemas, que envolva risco, diminuam a vulnerabilidade social e façam da diversidade um ganho e não uma perda.

Aluna: Tatiane Soprani de Sousa

Nenhum comentário:

Postar um comentário